Todo começo de ano, é
aquela ansiedade tanto por parte dos professores, quanto por parte dos pais e
alunos, o início das aulas é de fato um momento especial, onde novos
relacionamentos surgirão, novas conquistas, novos desafios.
É necessário que o
professor planeje bem este momento com atividades que façam todos se sentirem a
vontade para se abrirem à novas amizades. Não é raro ouvirmos professores falar
sobre como tornar os primeiros dias na escola um momento bom que traga aos
alunos grandes expectativas, e laços positivos com seus alunos, afinal a cada
ano lidamos com uma classe cada vez mais heterogênea. Abaixo segue algumas
atividades para se fazer com sua nova turminha, algumas dessas atividades foram
retiradas de livros e revistas pedagógicas:
1. O Boneco do Eu
Objetivos:
Desenvolver aspectos de afetividade; conhecimento de grupo e interação por meio
de conversas informais.
Recursos
Utilizados: Folha de papel cartão, lápis de cor, giz de cera, tinta guache ou
canetinha para colorir (o que o professor preferir); barbante e furador.
Dê um molde do boneco para cada
aluno, cada criança vai dar o seu próprio nome ao boneco e pintá-lo como
preferir. Depois a professora irá fazer uma roda e iniciar a conversa contando
sobre o boneco Eu da professora, (o que ele gosta de fazer, como é a sua vida,
onde mora, etc.) e assim cada criança falará sobre o seu boneco Eu. Depois desta
conversa os alunos poderão amarrar um barbante no furinho que a professora fará
no boneco que pode servir de crachá de identificação durante o período de
adaptação, ou poderão colar em um mural, ou até mesmo em uma árvore confeccionada
com papel cartão ou Eva, criando assim uma árvore da amizade.
2. Conhecendo os amigos
Objetivos:
Estimular a interação dos alunos; a oralidade; desenvolver a importância do
bem-estar individual e coletivo, trabalhar com reciclagem e identificar as
diferenças individuais.
Recursos utilizados: Bole
feita com jornal e fita crepe.
Em roda os alunos jogarão a bola um para o outro, o
aluno que receber a bola falará seu nome, e assim por diante depois falarão o
que gostam de fazer, depois o seu brinquedo preferido, etc.
É importante ressaltar que a professora deve iniciar
a atividade se apresentando e depois jogando a bola para outro aluno, para que
a atividade comece.
3.
Árvore dos sonhos
Objetivos: estimular a criatividade, a
oralidade, a interação entres os alunos.
Recursos utilizados: Papel pardo ou cartolina, folha de
papel verde escuro, verde claro e rosa e canetas.
Faça uma árvore no papel pardo ou na
cartolina e fixe-o na parede em um canto da sala, desenhe folhas e flores para
os alunos escreverem. Em cima da árvore
escreva uma pergunta (pode ser sobre o que cada criança espera que aconteça
durante o ano letivo, ou qual o sonho da criança para este ano), depois
entregue uma folha da árvore ou uma flor para eles responderem a pergunta, após
todos escreverem peça para que coloquem suas folhas e flores na árvore.
Essa atividade é uma atividade que poderá
ser retomada no final do período letivo para que haja uma reflexão sobre o que
eles queriam e o que conseguiram alcançar
.
4. Conhecendo o espaço escolar
Objetivos: Estimular a autonomia; saber se
deslocar pelo espaço escolar; respeitar as regras da escola; desenvolver noções
de lateralidade, atenção, respeito, estimular a oralidade e utilizar diferentes
linguagens.
Recursos utilizados: Caderno ou prancheta para anotação,
lápis, papel sulfite, cartolina, caneta e foto dos funcionários.
Convide os alunos para um passeio na
escola, em cada local da escola eles devem parar e desenhar o que mais chamou
atenção de cada um. Em roda, todos devem compartilhar suas ideias sobre o que
viram, o professor pode sugerir a construção de um texto coletivo e um mapa da
escola, o professor pode destacar o nome de cada funcionário, solicitando que
os alunos cole a foto do funcionário no mapa, no local que indica onde eles o
encontraram.
Molde do boneco