terça-feira, 29 de março de 2016

Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo

 Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo

         Leia:
O leão é o rei da selva
E é muito respeitado
Mas se chega o elefante
Ele cai fora assustado.

         Duas ou mais vogais seguidas na mesma palavra formam um encontro vocálico.
         As letras i  e  u  são  semivogais, quando estão com outras vogais de som mais forte numa mesma sílaba. Exemplos: rei, mau.
         Os encontros vocálicos classificam-se em  ditongos, tritongos e hiatos.

         Observe as palavras:

ZEBRA – COBRA – TIGRE

         Duas ou mais consoantes seguidas, com sons diferentes, formam um encontro consonantal.

         Veja:
         A abelha picou o focinho do cachorro.
         Os grupos lh, nh, ch e rr são dígrafos.
         Dígrafo é um grupo de duas letras que representam um único som.


1)    Analise as palavras e diga se possuem:


(  1   ) encontro vocálico
(  2   ) encontro consonantal
(  3   ) dígrafos
(        ) velhinha   (        ) coisas       (        ) carro
(        ) velha        (        ) Glória       (        ) Belinha
(        ) Frida        (        ) recebia      (        ) idéia
(        ) correio      (        ) dormia     (        ) deu

2)    Leia as frases com atenção e corrija o que estiver errado:

beto era uma menina muito educados e obedientes.
..............................................................................................
o velhinha numca ressepia catas.
..............................................................................................
o menina comessou a dar nome nas coizas.
..............................................................................................


3)    Agora, copie do texto A velhinha que dava nome às coisas o que se pede:

a-     Três palavras com encontro vocálico
____________________________________________________________

b-    Três palavras com encontro consonantal
____________________________________________________________

c-     Três palavras com dígrafos
____________________________________________________________


4)    Separe as sílabas das palavras e Classifique os encontros vocálicos (ditongo, tritongo ou hiato):

PALAVRA
SEPARAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO
coisas


apelidou


dormia


Glória


dirigia


correio


recebia


seus


haviam


não


ideia


então


começou



5)    Escreva as palavras abaixo nas colunas corretamente, observando o que é pedido:


Velhinha-  coisas  -  velho  -  poltrona   -  apelidou   -  Frida   -  dormia  -  correio   -   chamava   -   pudesse   -   preocupava   -   recebia   -   trancava   -   sentada   -   descansava   -   dirigia   -   recebia   -   manhã   -  

Encontro vocálico
Encontro consonantal
dígrafo

























6)      Separe as sílabas das palavras abaixo:
7)       
velhinha__________________________velho_______________________
poltrona_______________________ descansava___________________
chamava_______________________belinha_____________________
manhã________________________levantava____________________
trancava_____________________ nenhuma_____________________
haviam_____________________preocupava_____________________



1)    O “i” é vogal ou semivogal.

Marque de acordo com o código: (1) vogal e (2) semivogal

(    ) jeitão
(    ) parecia
(    ) proibida
(    ) lei
(    ) cheio
(    ) coitada
(    ) ia
(    ) sei
(    ) favorita
(    ) pensei
(    ) cativeiro
(    ) menino





Interpretação de texto " A velinha que dava nome ás coisas"

                                                  A velhinha que dava nome às coisas

         Era uma vez uma velhinha que adorava dar nome às coisas.
         Ela apelidou seu velho carro de Beto. A velha poltrona onde descansava apelidou de Frida. Chamava a velha cama onde dormia de Belinha. E à sua casa deu o nome de Glória.
         Toda manhã ela se levantava de Belinha, tomava uma xícara de café sentada em Frida, trancava Glória e dirigia Beto até o correio. Ela sonhava em receber uma carta de alguém, mas tudo o que recebia eram contas.
         A velhinha nunca recebia nenhuma carta porque todos os seus amigos já haviam morrido. Isso a preocupava. Ela não gostava da idéia de estar só, sem nenhum amigo, sem ninguém a quem ela pudesse chamar pelo nome.
         Então ela começou a dar nome às coisas.
Cynthia Rylant. Em: A velhinha que dava nome às coisas. SP, 1997.


1.     Entendendo o texto.

A.   Em quantos parágrafos este texto foi escrito?
.................................................................................................
B.   Qual é o título deste texto?
................................................................................................
C.   Quem é a personagem principal?
................................................................................................
D.   O que a velhinha fazia?
.................................................................................................
E.    Por que ela começou a dar nome às coisas?
.................................................................................................
..................................................................................................................................................................................................