Um projeto prontinho pra vocês, bjks.
1.
Tema:
Conhecendo a cultura indígena.
2.
Justificativa:
A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena,
apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
É importante conhecer e resgatar um pouco da historia indígena e o tema
oportuniza o aluno a perceber-se nos grupos sociais e auxiliando-os na
construção da identidade, na preservação do meio ambiente em que vive e na
construção de valores.
3.
Situação
problema: Tendo em vista a orientação dos PCB quanto à necessidade de
se conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural Brasileiro, a
intervenção pedagógica por meio do projeto conhecendo a cultura indígena se
mostra importante para desenvolver tal necessidade.
4.
Publico
alvo: crianças na faixa etária de 4 a 7 anos.
5.
Objetivos:
Conhecer um pouco sobre a historia dos índios, compreender a comemoração do dia
dos índios, caracterizar o espaço ocupado pelos índios e seus costumes, mostrar
a importância de reséitá-los, estimular a imaginação e a criatividade,
desenvolver a linguagem e a partir do tema gerador desenvolver atividades de
diferentes áreas de estudo.
6.
Embasamento
teórico: Por meio das ideias das autoras Maria Carmem S Barbosa e Maria
da Graça Horn Thomaz, apresentar o projeto como uma proposta de intervenção
pedagógica.
7.
Percurso
metodológico: Atividades artísticas, pesquisas, jogos, brincadeiras,
historia e musica.
8.
Recursos:
isopor, papelão, tinta guache, penas, lantejoulas, Eva, barbante, linha, palito
de churrasco e de pirulitos, livros, cd, computador (se achar necessário),
cartolina e figuras indígenas.
9. Cronograma de atividades:
a)
Identificar o nível de conhecimento das crianças
sobre o universo indígena por meio da roda de conversa, fazendo perguntas sobre
quem é o índio? Como se veste? Onde vive? Após as respostas das crianças,
apresentar cartaz com gravuras dos índios para que as crianças possam observar,
caso não consiga as gravuras apresente fotos, imagens dos índios através do
computador.
b)
Apresentar as musicas “Brincar de índio e os Dez
indiozinhos”, depois contar a historia “ Menino Poti de Ana Maria Machado”.
c)
Realizar atividades de língua portuguesa
relacionadas aos indígenas, exibir imagens dos índios comparando os nossos
costumes co os dos índios.
d)
Realizar atividades de matemática com sequência numérica
por meio da musica apresentada.
e)
Apresentar jogos pedagógicos de quebra cabeça e memória
com o tema proposto, e jogos corporais como dança da chuva, onde o professor
faz uma roda e as crianças devem dançar e pular em círculos fazendo barulhos
que imitem o som que os índios fazem com a boca.
f)
Confecção de cocar, colar, tanga, flecha, oca, vara
(alguns dos objetos utilizados pelos índios).
g)
E para finalizar o professor pode confeccionar
junto com os alunos um painel sobre o dia dos índios com as atividades
realizadas e com os objetos confeccionados para apresentar aos pais e à escola.
10.
Avaliação:
Será realizada de maneira continua por meio da observação da participação e
desenvolvimento das crianças quanto às atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário