quinta-feira, 3 de abril de 2014

Projeto indígena

Um projeto prontinho pra vocês, bjks.
1.       Tema: Conhecendo a cultura indígena.

2.       Justificativa: A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música. É importante conhecer e resgatar um pouco da historia indígena e o tema oportuniza o aluno a perceber-se nos grupos sociais e auxiliando-os na construção da identidade, na preservação do meio ambiente em que vive e na construção de valores.


3.       Situação problema: Tendo em vista a orientação dos PCB quanto à necessidade de se conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural Brasileiro, a intervenção pedagógica por meio do projeto conhecendo a cultura indígena se mostra importante para desenvolver tal necessidade.

4.       Publico alvo: crianças na faixa etária de 4 a 7 anos.


5.       Objetivos: Conhecer um pouco sobre a historia dos índios, compreender a comemoração do dia dos índios, caracterizar o espaço ocupado pelos índios e seus costumes, mostrar a importância de reséitá-los, estimular a imaginação e a criatividade, desenvolver a linguagem e a partir do tema gerador desenvolver atividades de diferentes áreas de estudo.

6.       Embasamento teórico: Por meio das ideias das autoras Maria Carmem S Barbosa e Maria da Graça Horn Thomaz, apresentar o projeto como uma proposta de intervenção pedagógica.


7.       Percurso metodológico: Atividades artísticas, pesquisas, jogos, brincadeiras, historia e musica.

8.       Recursos: isopor, papelão, tinta guache, penas, lantejoulas, Eva, barbante, linha, palito de churrasco e de pirulitos, livros, cd, computador (se achar necessário), cartolina e figuras indígenas.


9.       Cronograma de atividades:
a)      Identificar o nível de conhecimento das crianças sobre o universo indígena por meio da roda de conversa, fazendo perguntas sobre quem é o índio? Como se veste? Onde vive? Após as respostas das crianças, apresentar cartaz com gravuras dos índios para que as crianças possam observar, caso não consiga as gravuras apresente fotos, imagens dos índios através do computador.
b)      Apresentar as musicas “Brincar de índio e os Dez indiozinhos”, depois contar a historia “ Menino Poti de Ana Maria Machado”.
c)       Realizar atividades de língua portuguesa relacionadas aos indígenas, exibir imagens dos índios comparando os nossos costumes co os dos índios.
d)      Realizar atividades de matemática com sequência numérica por meio da musica apresentada.
e)      Apresentar jogos pedagógicos de quebra cabeça e memória com o tema proposto, e jogos corporais como dança da chuva, onde o professor faz uma roda e as crianças devem dançar e pular em círculos fazendo barulhos que imitem o som que os índios fazem com a boca.
f)       Confecção de cocar, colar, tanga, flecha, oca, vara (alguns dos objetos  utilizados pelos índios).
g)      E para finalizar o professor pode confeccionar junto com os alunos um painel sobre o dia dos índios com as atividades realizadas e com os objetos confeccionados para apresentar aos pais e à escola.
10.   Avaliação: Será realizada de maneira continua por meio da observação da participação e desenvolvimento das crianças quanto às atividades propostas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário