terça-feira, 8 de setembro de 2015

Atividades




Para refletir

O NÓ DO AFETO
Era uma reunião em uma escola. A diretora incentivava os pais a apoiarem as crianças, falando da necessidade da presença deles junto aos filhos. Mesmo sabendo que a maior parte dos pais trabalhava fora, ela tinha convicção da necessidade de acharem tempo para seus filhos.
Foi então que um pai, com seu jeito simples, explicou que saia tão cedo de casa, que seu filho ainda dormia e que, quando voltava, o pequeno cansado, já adormecera. Explicou que não podia deixar de trabalhar tanto assim, pois estava cada vez mais difícil sustentar a família. E contou como isso o deixava angustiado, por praticamente só conviver com o filho nos fins de semana.
O pai, então, falou como tentava redimir-se, indo beijar a criança todas as noites, quando chegava em casa. Contou que a cada beijo, ele dava um pequeno nó no lençol, para que seu filho soubesse que ele estivera ali. Quando acordava, o menino sabia que seu pai o amava e lá estivera, e era o nó o meio de se ligarem um ao outro.
Aquela história emocionou a diretora da escola que, surpresa, verificou ser aquele menino um dos melhores e mais ajustados alunos da classe. E a fez refletir sobre as infinitas maneiras que pais e filhos têm de se comunicarem, de se fazerem presentes nas vidas um dos outros. O pai encontrou sua forma simples, mas eficiente, de se fazer presente e, o mais importante, de que seu filho acreditasse na sua presença.
Para que a comunicação se instale, é preciso que os filhos “ouçam” o coração dos pais ou responsáveis, pois os sentimentos falam mais alto do que as palavras, é por essa razão que um beijo, um abraço, um carinho, revestidos de puro afeto, curam até dor de cabeça, arranhão, ciúme do irmão, medo do escuro, etc.
Uma criança pode não entender certas palavras, mas sabe registrar e gravar um gesto de amor, mesmo que este seja um simples nó.
E você? Tem dado um nó no lençol do seu filho?


Obs. Texto retirado da internet. 
Utilizei este texto em uma reunião de pais. 


***********************************************************************
                          PEQUENOS GESTOS, GRANDES FEITOS


É curioso observar como a vida nos oferece respostas aos mais variados questionamentos do cotidiano...Vejamos:
A mais longa caminhada só é possível passo a passo...
O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra...
Os milênios se sucedem, segundo a segundo...
As mais violentas cachoeiras se formam de pequenas fontes...
A imponência do pinheiro e a beleza do ipê começaram ambas na simplicidade das sementes...
Se não fosse a gota não haveria chuvas...
O mais singelo ninho se fez de pequenos gravetos e a mais bela construção não se teria efetuado senão a partir do primeiro tijolo...
As imensas dunas se compõe de minúsculos grãos de areia...
Como já se refere o adágio popular, nos menores frascos se guardam as melhores fragâncias...
É quase incrível imaginar que apenas sete notas musicais tenham dado vida a Ave Maria, de Bach, e a Aleluia de Hendel...
O brilhantismo de Einstein e a ternura de madre Tereza de Calcutá tiveram que  estagiar no período fetal, e nem mesmo Jesus, expressão maior de amor, dispensou a fragilidade do berço...
...Assim também o mundo de paz, de harmonia e de amor que tanto sonhamos só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão, solidariedade, respeito, ternura, fraternidade, benevolência, indulgência e perdão, dia a dia...
Ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela dele, esta parcela que chamamos de Eu.
Não é fácil nem rápido...
Mas vale a pena tentar!

Autor Desconhecido.

Em uma reunião da escola do meu filho a professora nos deu esta mensagem, achei muito interessante e verdadeira, pois se queremos mudar algo no mundo temos que começar conosco mesmo!!!



*******************************************************************

Se eu pudesse, eu diria aos pais que filhos aprendem muito mais com os nossos exemplos do que com nossas palavras.
Que, quando adultos, eles repetirão em suas vidas os padrões familiares que receberam no âmbito do próprio lar.
Que filhos precisam conhecer limites, que é preciso dizer “não” muitas vezes em casa, para que não se tornem revoltados quando o mundo lá fora se mostrar hostil e contrário aos seus interesses.
Que uma grosseria e um desrespeito com os pais, merece sim, uma boa chinelada.
Que começar a trabalhar cedo não é violação dos direitos da criança e do adolescente, muito pelo contrário, é uma forma de deixá-los seguros, responsáveis e preparados para a vida.
Que monitorassem os filmes, programas que eles assistem na TV e sites que visitam na internet.
Que estivessem atentos às amizades que eles fazem e lugares que frequentam.
Que jamais os deixassem assistir filmes de terror e de extrema violência, engendrados por mentes doentias, que só servirão para incutir-lhes medos descabidos e encher os “porões” de fantasmas perniciosos.
Que lhes ensinassem sobre Deus, conforme a compreensão de cada um, que lhes ensinassem a orar desde a mais tenra idade, pois esta comprovado que , as pessoas que têm fé, suportam melhor os revezes da vida.
Que sexo é uma benção da vida, mas não deve ser praticado com leviandade. Nem mesmo os animais fazem isto. Relações sexuais sadias são louvores, e nosso corpo é templo do Espírito.
Que lhes incutissem desde cedo o hábito da leitura, o gosto pela arte, o respeito pela natureza.
Que lhes dissessem que eles podem sim ser vencedores, mas para isto não precisam esmagar ninguém.
Que honestidade e retidão não são virtudes ou algo que devam se orgulhar por tê-las, mas apenas e tão somente obrigação de todos nós.
Que jamais invejassem os dons alheios, mas mirassem os olhos para os próprios dons e talentos naturais e os desenvolvessem.
Que toda e qualquer pessoa têm áreas onde são especiais e podem se destacar, assim como têm áreas onde são limitados, e que isso faz parte da vida.
Sim, eu diria. Mas não seria utopia?
Há muitas décadas que as crianças são criadas por babás ou empregadas despreparadas.
Quando não, ficam em creches. Condições de sobrevivência do mundo atual.
Quando chegam em casa ( raras exceções), encontram pais estressados, sem tempo ou disposição para dar-lhes nada, muito menos carinho e educação. Então lhes dão “coisas” para compensar a ausência e aplacar a consciência.
Sobre os resultados, não é preciso dizer.
Eles estão aí para quem quiser ver.

Autora: Fátima Irene Pinto, que dedicou este texto a uma professora, sua amiga, afastada do magistério após ter sido agredida por um aluno em sala de aula. Visite o site da autora: www.fatimairene.prosaeverso.net

**********************************************************************

A HISTÓRIA DO LÁPIS
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
-Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
-Mas ele é igual a todos os lápis que vi na minha vida!
-Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
“Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.”
“Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas lhe farão ser uma pessoa melhor.”
“Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.”
“Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.”
“Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo aquilo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.
                                                                                                                   Paulo Coelho.

Desejo a vocês que usem seus lápis para escrever belas histórias, com muito amor, respeito e sabedoria.

Recebi esta mensagem de uma professora da faculdade. Professora Valquíria em Junho/2012.


                                                                                           

Momentos de reflexões

Se você espera as coisas acontecerem, já está na hora de FAZER as coisas acontecerem.  Claro que respeitando suas limitações, pense e reflita no que você pode fazer para mudar o que está lhe fazendo mal. Tente ao menos, pois não estará perdendo nada, ao contrário, tudo é aprendizado em nossas vidas, tanto as coisas boas, quanto as ruins que nos acontece.
Por muito tempo fui de esperar acontecer, hoje percebo que posso esperar o que quero, o que espero em Deus, mas também posso ir melhorando, lutando, buscando, indo até aonde minhas mãos alcançam e assim me tornando um ser humano melhor para mim e para os outros.

                                                                                           Simplesmente Cibele.



AME-A
Um esposo foi visitar um sábio e disse-lhe que já não amava sua esposa e que pensava em separar-se. O sábio escutou, olhou-o nos olhos, e lhe disse apenas uma palavra:
--Ame-a ! e logo se calou.
--Mas já não sinto nada por ela...
--Ame-a! disse-lhe novamente o sábio.
E diante do desconcerto do senhor, depois de um breve silencio, disse-lhe o seguinte:

--Amar é uma decisão, não um sentimento. Amar é dedicação e entrega. Amar é um verbo, e o fruto dessa ação é o AMOR. O amor é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado, pois haverão pragas, secas ou excessos de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim. Ame seu par, ou seja, aceite-o, valorize-o, respeite-o, dê afeto e ternura, admire e compreenda-o. isso tudo ...Ame!

Obs. retirado da internet.



**********************************************************************

Hoje eu acordei pensando nos relacionamentos da atualidade, e me peguei com a seguinte pergunta. “O que falar dos relacionamentos atuais?"
Bem, é uma pergunta difícil de responder na medida em que vemos relacionamentos fúteis e vazios, ou relacionamentos de longa data se esvaindo por falta de um diálogo, de entendimento entre os casais, por liberdade demasiada para um relacionamento, mas principalmente por falta de Deus e do temor à sua Palavra.
A modernidade chegou as nossas vidas e isto é fato, para quase todas as coisas que fazemos utilizamos da tecnologia, que sem dúvida é muito bom, porém se usado com sabedoria.  Muitos casamentos vêm se destruído por conta das redes sociais, pessoas que sem pensar que está em uma rede social, e que muitas pessoas do seu convívio também estarão vendo suas postagens e compartilhamentos, fazem e agem de uma maneira que entristece e criam mágoas em seus parceiros, e nem se dão conta, acreditam que por ser pela net vale tudo, que é brincadeirinha, grande engano, este tipo de atitude traz grandes feridas para os relacionamentos.
E o que falar daquelas pessoas sem comprometimento com seus parceiros, sai sem hora para chegar, ou ao menos avisar que estará chegando um pouco mais tarde, que dá uma liberdade exagerada para colegas de trabalho, que muitas vezes entendem esta liberdade como uma ponte aberta para algo mais, sem contar nas mensagens e ligações no celular, e estou falando de mulheres e homens. Porque atualmente as mulheres também agem assim. Que bom seria que todos ao estar em um relacionamento sério, tivesse a consciência de que não está mais só, portanto não deve agir como se fosse um, porque agora são dois em apenas um relacionamento. A própria palavra de Deus fala a respeito disso em Marcos capítulo 10, versículo 7 ao 9:
“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher.
E serão os dois uma só carne: e assim já não serão dois, mas uma só carne.
“Portanto o que Deus ajuntou não separe o homem.”
Que lindo é ver a sabedoria de muitos anos atrás, saber que já se tinha a consciência da necessidade de um casal se tornar um, para que o egoísmo, a indiferença não venha sucumbir o casamento, consciência esta que hoje em muitos relacionamentos não existe mais. Mas graças a Deus ainda existem relacionamentos abençoados e firmados na Palavra de Deus, casais que se amam, e se respeitam, que colocam a família como prioridade, e o que é prioritário em momento algum deve ser deixado para traz, por conta de desejos da carne, por aventuras descabidas que só trazem ruínas e tristezas. Casais estes que servem de exemplos para a geração futura, para que eles consigam compreender a verdadeira essência do casamento, pois o casamento é o primeiro passo para a criação de uma família, e isto é o que todos queremos uma família. Porque sem família nos encontramos sós, sem chão, porque é na família que encontramos repouso, confiança, respeito, pessoas que dariam as suas vidas pela nossa vida e acima de tudo o amor incondicional, que rompe barreiras. Enfim que o amor de Deus com Sua infinita misericórdia possa transformar os corações e fazer com que as pessoas compreendam a importância da união firmada na palavra de Deus, e os casais que já vivem dentro da palavra de Deus, que o Senhor os ilumine e lhe dêem forças e sabedoria para lhe dar com os reveses da vida sem deixarem de ser um só, com amor, fidelidade, alegria e esperança.
Tenham todos um abençoado e alegre dia.
                                                                                    Simplesmente Cissi. 

***********************************************************************************





                                                  DIAS CINZAS
Sabe aqueles dias que parece que nada vai bem, você não consegue ver saída para solução de problemas, esses dias cinza nos deixam angustiados, tristes e até estressados. Não é mesmo?
Eu acredito que todas as pessoas já passaram por momentos cinzentos, com vontade de voltar atrás, de apagar alguns períodos da vida, de falar algo que não falou, de fazer algo que em outra ocasião não teve coragem.
É durante estes dias que devemos testar a nossa paciência conosco, de mergulhar em nossos sentimentos, de olhar para nós mesmos e perceber o quanto somos humanos, o quanto falhamos, erramos, exageramos, olhar as nossas imperfeições humanas. Afinal de contas todos nós somos humanos e como tal passiveis de erros. A diferença está em o que fazer com estes erros, podemos viver a vida a nos lamentar por ser como somos, por estar e viver da maneira no qual vivemos, ou então lutar por um hoje melhor. Digo "hoje" porque existem aqueles que passam a vida a tentar ter um amanhã melhor e os anos vão se esvaindo na tentativa de um amanhã feliz, alegre, sucedido financeiramente e até mesmo espiritual. Mas aí aparece aquela pergunta que não quer calar: Mas o amanhã não pertence a Deus? Como podemos hoje viver o amanhã, é algo que não da para fazer, acordamos todos os dias sem saber se estaremos vivos no fim do dia. 
Só Deus sabe até quando iremos desfrutar a vida, portanto não adianta se lamentar, se acusar, julgar a si e aos outros, pois definitivamente lamentações e julgamentos não irão te dar ou trazer a vida que você não tem, devemos sim, lutar por nossos sonhos, conquistar nossos objetivos, porém com o intuito de se alegrar no hoje, de sentir-se realizado no hoje. Fazer o bem para alguém hoje, desfrutar de uma companhia que te faz bem, encontrar um novo amor, um novo amigo, uma nova conquista, plantar o bem sem olhar o que e quando irá colher, as colheitas pertencem somente a Deus. E quando os dias cinza aparecerem em sua vida viva-os hoje, somente hoje, não os carregue pela vida inteira, os dias cinzentos nas nossas vidas são como a chuva que ao regar as árvores ajudam na produção das flores que alegram e dos frutos que alimentam. Esses dias cinza são para percebermos o quanto somos humanos, que não somos feitos de pedra, de aço, que temos sentimentos, que vivemos, que desejamos, que erramos, acertamos, falhamos, conquistamos, que sentimos e é isto é o que nos torna a mais bela criação de Deus a capacidade de sentir além de nós mesmos.

                                                                                                                                             
                                                             Simplesmente Cissi.
                                                               18/02/2014.  

**************************************************************************************





                                          NOSSAS CONTRADIÇÕES
Vivemos em um mundo extremamente tecnológico, usamos celulares cada vez mais completos, cheios de aparatos tecnológicos. Temos pressa para tudo, para trabalhar, comer, tomar banho, estudar, namorar, conversar... Enfim nossa vida é uma verdadeira correria.
Se você perguntar para qualquer pessoa o que a vida representa para ela, certamente as respostas serão: é tudo, é única, etc. E é justamente isso, a vida é única, é o nosso tudo, sem ela não estamos neste mundo, não existimos. Porém estamos passando por ela sem deixar a nossa marca, a nossa história, sem vivê-la, estamos preocupados demais para assistir um filme com a família, mas não para acessar a internet, estamos cansados demais para sair com os amigos, dialogar com nossos companheiros (a), mas não para conversar com os amigos pelo what zap afinal é rápido e fácil. As pessoas já não conversam como antes, não se olham, não sentem, não participam, não vivem como antes.
Qual foi a última vez que a sua família teve uma refeição juntos, em que a TV, o radio, o celular, o computador estavam desligados e que só imperou a conversa entre vocês? Se você consegue fazer isso pelo menos nos fins de semana, PARABÉNS! A sua família esta sobrevivendo aos pontos negativos da tecnologia. Se faz tempo acredito que você deve refletir, desacelerar e fazer isso, embora muitos de nós não sentem falta, as pessoas precisam de contato com outras pessoas, principalmente crianças e idosos, eles exigem uma atenção privilegiada de pessoas e não de máquinas. Olhe a nossa volta o que esta acontecendo com os nossos adolescentes, se rebelam por qualquer coisa, não vão à escola, não respeitam nem a si próprio o que dirá os outros.
Seres humanos em geral precisam ter contatos com pessoas que sejam capazes de se importar com o próximo, que sejam capazes de ter sentimentos (desde os de alegria, amor até os de raiva e arrependimento), pois isso é parte da nossa espécie, e celulares, computadores não sentem, são máquinas, portanto devem ser colocados no lugar de máquinas, de coisas, não de seres.
Todos querem uma vida plena, segura, harmoniosa e feliz, mas o que fazemos para consegui-la?
Você deve estar respondendo trabalho para alcançar isto no futuro, mas você sabe se no futuro estará aqui para viver estes momentos? Não, não sabe! Afinal o amanhã pertence a Deus. Trabalhe, faça uso da tecnologia, mas não se esqueça de viver, você pode e deve viver plenamente hoje, amar, sorrir, passear, chorar, zangar-se quando for necessário, estar presente em sua vida real, não virtual, pois você esta aqui vivo hoje. Não faça da sua vida uma contradição como aquele dito popular” Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.
A vida é feita de, por e para vidas, então meu amigo desacelere e viva. Viva de uma maneira que você seja um exemplo a ser seguido e não esquecido, use a tecnologia que temos, que conseguimos e conquistamos, mas jamais permita- se ser usado por ela. Nunca perca a essência de ser humano, que como tal precisa viver, amar e ser amado, sentir e ser sentido...

                                                                               Simplesmente  Cissi 08/04/2014.


*******************************************************************

sábado, 15 de agosto de 2015

Livro o que é o que é de lendas

Estava trabalhando o que é  o que é, com meus alunos do segundo ano e quando entrou o mês de Agosto começamos a ler, a pesquisar sobre as lendas folclóricas e aí surgiu a ideia de um livro sobre lendas, veja como ficou:




















domingo, 9 de agosto de 2015

Jogos matemáticos

Jogo da Dona árvore
Fiz este jogo com a minha turma do segundo ano, selecionei situações problemas, envolvendo as quatro operações em diversas situações. separei a turma em quatro grupos e ia lendo as situações  para eles.
Cada grupo que acertava colava uma mãozinha na árvore. No final vencia o grupo com mais mãozinhas coladas. Este jogo foi muito fácil de fazer e eles adoraram. Além de trabalhas as operações, conseguimos explorar, o raciocínio lógico, concentração, agilidade, interpretação, união, entre outros aspectos.



domingo, 19 de julho de 2015

Meus trabalhos " coisinhas de eva"

Outras coisinhas feitas em EVA. Amo muito, é minha terapia!!



Porta bombons



Sapatinho Minions








Porta doces escadinha




Marmitinha com marshmellow






Decoração da festinha de 8 anos do meu filho, tudo bem simples, porém feito por mim mesma. Comprei apenas o babado e o painel.